segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Vinte e duas baleias-piloto encalharam na costa da Flórida, EUA, no último sábado (1). 

O acidente aconteceu em Fort Pierce, onde as baleias foram encontradas logo pela manhã. Mesmo com os esforços para salvar os animais, 17 delas morreram por causas naturais ou tiveram de ser sacrificadas.
As baleias que sobreviveram foram levadas pelas autoridades a um centro de reabilitação. O salvamento se prolongou durante todo o dia, até que não houvesse mais o que fazer para manter os animais vivos.
Acidentes como o ocorrido no estado norte-americano têm sido comuns em diversas partes do mundo. Em 2011, a Nova Zelândia presenciou três grandes encalhes, que resultaram na morte de mais de 200 baleias-piloto.
Estes mamíferos são considerados animais extremamente inteligentes, portanto algumas hipóteses são levantadas como causa para os acidentes. Uma das possibilidades é a incidência de parasitas, que afetam o cérebro das baleias e as impedem de seguir a rota correta, conforme explicado em reportagem do Globo News.
Em 2011, cientistas norte-americanos apresentaram outra possível causa, relacionada aos terremotos. Em 2004, o indiano Arunachalam Kumar, reitor da K S Hedge Medical Academy, previu um terremoto, a partir da observação do comportamento das baleias. “Na minha observação, confirmada ao longo dos anos, suicídios em massa de cetáceos (…) estão relacionados a distúrbios no campo eletromagnético e possíveis realinhamentos de placas geo-tectônicas.”
Os hábitos comuns às baleias-piloto não incluem a presença em áreas muito próximas à costa. Elas se alimentam de lulas e polvos e tendem a permanecer em águas profundas.
Com informações do Globo News.


Fonte: Redação CicloVivo http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5440/22_baleiaspiloto_encalham_no_litoral_da_florida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário