terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recuperação de Manguezais: o ecossistema mais produtivo do mundo


livro Recuperação de Manguezais: o ecossistema mais produtivo do mundo

De uma área sem nenhum valor a um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Esta foi à evolução da forma como as pessoas vêem os manguezais nas últimas décadas por conta do seu grau de importância como transição do ambiente marinho para o terrestre, sendo o lugar de melhores condições para reprodução, berçário, criadouro e abrigo de várias espécies e de fundamental importância para não ocorrer erosão do solo com sua vegetação própria e única. Lançado pela editora Interciência, o livro Recuperação de Manguezais não esgota o assunto ou a solução final para os problemas de degradação ambiental dos manguezais, mas sim acrescenta uma ferramenta que possibilita de alguma maneira superar o desafio que é a restauração ecológica deste ecossistema.
A obra é direcionada a técnicos, pesquisadores e estudantes que atuam ou pretendem atuar na recuperação daqueles que são considerados os ecossistemas mais produtivos do mundo. Com linguagem simples e objetiva, a livro traz ao leitor informações sobre a importância ecológica destes ecossistemas, as principais causas e efeitos de sua degradação, assim como os métodos empregados nos processos de sua recuperação, servindo de orientação tanto para a elaboração de documentos necessários como para os trabalhos de campo e escolha dos modelos adequados.
Afinal, ainda hoje são comuns os casos de degradação dos mesmos, seja por acidentes influentes dos homens, causas diretas ou indiretas. Isto gera uma reflexão sobre a preservação exclusiva das áreas de manguezais ainda saudáveis e eficiência para manutenção dos serviços ambientais prestados pelo ecossistema.
Autor
Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes é Engenheiro de Pesca formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sócio efetivo da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) e Responsável Técnico pelo departamento de meio ambiente da F. Souto Indústria e Comércio de Sal S/A. Coordena atualmente os projetos “Biodiversidade Nas Salinas” e “Mangue Vivo” no estado do Rio Grande do Norte, atuando principalmente na gestão ambiental de ecossistemas costeiros, recuperação de manguezais, monitoramento ambiental de estuários, levantamentos de biodiversidade marinha, aquicultura marinha e manejo biológico de ecossistemas hipersalinos.
Serviços
Editora: Interciência
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 78
Formato: 16X23cm
Valor: R$ 38,00
ISBN: 9788571932852
Sobre a Interciência
Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da Améri ca Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.
(Editora Interciência) 

Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/recuperacao-de-manguezais-o-ecossistema-mais-produtivo-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário