domingo, 17 de março de 2013

Baleia cachalote morre por causa de plástico ingerido


Por Fabiola Ugarte (da Redação)


Dois potes, uma lata de spray, sacolas e muitos pedaços de plástico das estufas que existem na costa sudeste da Espanha, desde Murcia a Málaga. Era tal a quantidade de lixo que o cachalote tinha dentro, que o científico que fez a autopsia pensou que tinham sido os seus companheiros, ele não podia crer. Segundo relato feito pela Agência de Notícias Carabobo da Venezuela precisa-se uma grande quantidade de desperdícios plásticos para matar um cachalote de 4.500 quilos e 10 metros de longo. Mas foi assim. No final de março de 2012, um cachalote deste tamanho apareceu morta numa praia de Granada. Não conhecíamos a causa da sua morte.
Renaud de Stephanis, da Estação Biológica de Doñana, organismo que pertence ao CSIC, tomou mostras biológicas para estudar o que comia o cachalote. Ao abrir um dos estômagos do animal encontrou-se com a desagradável surpresa. Os investigadores contaram até 59 pedaços de plástico. Em total, estes desperdícios pesavam quase 18 quilogramas. O plástico tinha arrebentado um dos estômagos. Esta é a quarta vez (que sabemos) que acontece no mundo. O animal apresentava signos de desnutrição, tinha levado muito tempo sem comer e o intestino estava vazio.
Entre os desperdícios encontrados dentro do cachalote, tem quatro restos de sacolas pretas para cultivos (que pesam 0,44 quilogramas) e nove metros de cordas (daquelas que são utilizadas nas estufas da zona). Também tinha duas mangueiras que mediam 4,5 metros. Ja temos visto que o plástico que tem no mar é capaz de matar tartarugas, peixes, aves marinhas e animais não muito grandes. Nesses dias tem 250 espécies atingidas em algum momento por este problema. Antes era difícil ver animais grandes atingidos, mas, agora é uma possibilidade.
Ja são três casos em cachalotes (dois em Califórnia e um na Grécia). Infelizmente, é possível que continuemos a ver mais no futuro, já que tem cada vez maiores quantidades de plástico no mar. Os pesquisadores não sabiam da onde vinha o cachalote, mas sabiam da onde vinham os plásticos, eles vêm da produção para as estufas, 2.400 quilos por ano e hectare de polietileno de longa durabilidade. Os desperdícios plásticos também podem provocar a morte dos grandes mamíferos marinhos, que morrem nas praias.

Fonte: http://www.anda.jor.br/17/03/2013/baleia-cachalote-morre-por-causa-de-plastico-ingerido

Nenhum comentário:

Postar um comentário