sábado, 23 de março de 2013

Fotógrafo flagra tubarões a 50 km de praia do RJ


 

Animais estavam em região oceânica próxima à 


Barra da Tijuca.
Fotógrafo se preparou por três anos para registrar imagens.

Eduardo CarvalhoDo G1, em São Paulo
rios
Exemplar de tubarão lombo-preto fotografado na costa do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)Exemplar de tubarão lombo-preto fotografado na costa do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
O fotógrafo Daniel Botelho fez no último fim de semana imagens raras de tubarões que vivem na costa do Rio de Janeiro, animais que povoam grande parte do litoral brasileiro e que só podem ser vistos em áreas de mar aberto, distante da costa.

Botelho, que se tornou um especialista em fotografar tubarões em diversas partes do mundo,  e já encarou outras feras como o crocodilo-do-Nilo, na África, conta que se preparou por três anos para mergulhar com os tubarões na orla carioca.
"Tive que planejar, levantar fundos. O mar do Rio de Janeiro não costuma registrar a presença constante de tubarões. Tanto que se tivéssemos a presença maior desses animais, seria mais uma forma de explorar o turismo na cidade”, explica Botelho ao G1.
Ele se refere à prática de mergulho com esses animais, que é quando turistas são colocados em uma espécie de gaiola e, em seguida, ficam embaixo d'água, com segurança, para observar e fotografar tubarões, como acontece, por exemplo, na África do Sul.
Trilha em alto mar
As imagens do fotógrafo brasileiro foram feitas na região da Barra da Tijuca, a 50 km de distância da praia – para chegar a esta área leva-se cerca de três horas de barco. Deste ponto, já não é possível observar a costa do Rio.
Para atrair a atenção dos tubarões, o grupo que acompanhava Botelho precisou lançar no mar um composto chamado de engodo, uma mistura de tripa de peixe com óleo de fígado de peixe. O material foi jogado enquanto o barco ficou à deriva.
“Foi um processo de muita paciência porque a cada três minutos tínhamos que lançar essa mistura, com o intuito de atrair o olfato dos tubarões”.
Tempos depois, três exemplares jovens de tubarão-lombo-preto (Carcharhinus Salciformis) começaram a rondar o barco. Segundo o fotógrafo, cada exemplar tinha um 1,5 metro de comprimento e comportamento um pouco agressivo. “Eles vêm muito em cima por curiosidade. São animais que, se os alimentarmos, pegam a comida e vão embora”, explica.
De acordo com o biólogo Marcelo Szpilman, diretor do Instituto Aqualung, do Rio de Janeiro, essa espécie de tubarão é considerada oceânica, ou seja, fica em áreas mais afastadas da costa, com água clara. Sua população está espalhada por diversas partes do mundo.
As imagens foram feitas na Barra da Tijuca, mas a 50 km de distância da praia (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)As imagens foram feitas na Barra da Tijuca, mas a 50 km de distância da praia (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
Essa espécie de tubarão é encontrada em diversas partes do mundo e vive quase sempre em mar aberto (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)Essa espécie de tubarão é encontrada em diversas partes do mundo e vive quase sempre em mar aberto (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/fotografo-flagra-tubaroes-50-km-de-praia-do-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário