domingo, 31 de março de 2013

Maré baixa e revela osso de baleia que pode ter dado nome a praia do CE


Ossos foram vistos por moradores na areia e voltaram a ficar submerso. Fragmento do achado comprova existência de baleias fossilizadas.


Moradores da praia da Baleia, no município de Itapipoca, distante 130 quilômetros de Fortaleza, encontraram ossos de baleia que podem ser do animal que deu nome à praia. Os ossos fossilizados estavam na areia, mas em pouco tempo, voltaram a ficar imersos depois que a maré subiu. Sobrou uma pequena peça, que deve ser um osso do respirador, de acordo com o paleontólogo Celso Lira Ximenes, do Museu de Pré-História de Ipapipoca.

De acordo com o especialista, o fragmento comprova que existe na área um fóssil de baleia, o terceiro encontrado no Brasil. "Temos registro desses ossos de, pelo menos, 300 anos em documentos antigos de concessão de sesmarias, terrenos que eram doados no Brasil Colônia (...). Eles ficam enterrados e somente em marés muito fortes, em um tempo cíclico de 8 anos, é que ficam expostos", explica.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/mare-baixa-e-revela-osso-de-baleia-que-pode-ter-dado-nome-praia-do-ce.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário