domingo, 3 de março de 2013

Tartaruga-de-couro é ameaçada por perda de habitat na Indonésia




<p>
 Os ninhos de tartarugas-de-couro na Indonésia sofreram redução de 78%. | Foto: <a href='http://tamar.org.br/tartaruga.php?cod=22' target='_blank'>Projeto Tamar</a></p>
Os ninhos de tartarugas-de-couro na Indonésia sofreram redução de 78%. | Foto: Projeto Tamar
A tartaruga-de-couro é considerada criticamente ameaçada de extinção. a situação da espécie pode ser ainda pior com a perda gradual de um dos principais locais utilizados para sua reprodução, as praias de Bird’s Head, na Indonésia.
A região é considerada o principal espaço de reprodução das tartarugas Dermochelys coriacea.No entanto, o que se identifica é uma redução drástica no percentual de tartarugas que se deslocam até a região asiática para depositar seus ovos e também na quantidade de filhotes que conseguem se desenvolver e chegar novamente ao mar.
O estudo, publicado na revista científica “Ecosphere”, foi liderado por pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), em parceria com a Universidade do Alabama, a Universidade Estadual de Papua, na Indonésia e a ONG WWF. As informações coletadas pelos cientistas mostram que, em 27 anos, os ninhos de tartarugas-de-couro na Indonésia sofreram redução de 78%.
As causas para este declínio são muitas e estão particularmente ligadas às ações humanas. Além de ser necessária a existência de alimento nas proximidades das praias para que os animais se aproximem, as tartarugas que conseguem chegar ao local têm que enfrentar outros desafios.
Porcos e animais domésticos, por exemplo, são grandes ameaças, pois eles bichos acabam se alimentando dos pequenos ovos botados na praia. As tartarugas também estão à mercê de caçadores e impotentes quanto às redes de pesca que varrem o que encontram pela frente no mar.
De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), as tartarugas-de-couro foram de uma população com 115 mil fêmeas adultas em 1982, para apenas 20 mil na década de 90. Ainda não se tem dados concretos sobre a quantidade atual. Com informações do Globo Natureza.
Fonte: Redação CicloVivo - http://ciclovivo.com.br/noticia/tartarugadecouro-e-ameacada-por-perda-de-habitat-na-indonesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário