quarta-feira, 10 de abril de 2013

A internet a serviço das Unidades de Conservação (UCs)




por Frederico Brandão, do WWF-Brasil
n55 300x176 A internet a serviço das Unidades de Conservação (UCs)Criado com o objetivo de reunir dados em um único local que sejam essenciais para o conhecimento, monitoramento e avaliação de Unidades de Conservação (UCs) no Brasil, o Observatório de Unidades de Conservação celebra, neste mês, 1 ano de existência. O site foi lançado pelo WWF-Brasil, em conjunto com instituições parceiras, e armazena informações sobre 979 UCs públicas, sendo 669 estaduais e 310 federais. As informações veiculadas no site podem ser utilizadas para o planejamento de estratégias e ações voltadas a melhorias de gestão de UCs.
O Observatório permite ainda a geração e sistematização de dados atualizados sobre as unidades de conservação brasileiras, com a possibilidade de divulgação de documentos, publicações e fotos dessas áreas, além de relatórios, análises, mapas e gráficos. Atualmente estão disponíveis no sistema mais de 390 documentos, 120 planos de manejo e 700 fotos sobre diversas áreas protegidas brasileiras.
Dentre os principais focos do Observatório estão os dados sobre a ocorrência de espécies em UCs, que vêm sendo compilados a partir de artigos científicos, teses e planos de manejo. Atualmente, o Observatório conta com cerca de 40 mil registros, distribuídos em mais de 130 unidades de conservação. É possível encontrar igualmente informações sobre infraestrutura, equipe, pressões e ameaças, importância socioeconômica, recursos financeiros e humanos de cada unidade, obtidas durante a aplicação dos questionários de efetividade de gestão (Rappam) em mais de 400 UCs.
“Neste primeiro ano, percebemos que o Observatório se tornou um importante mecanismo de informação para aqueles que trabalham diretamente com UCs, como gestores, pesquisadores e estudantes”, avalia Mariana Napolitano, analista de conservação do WWF-Brasil. Ainda segundo ela, o Observatório se tornou um significativo canal de comunicação entre o WWF-Brasil e a sociedade. Por meio da ferramenta Fale Conosco, o site recebeu cerca de 75 mensagens, somente nos três primeiros meses após seu lançamento. “O conteúdo é composto por pedidos de informações, denúncias, disponibilização de documentos e oportunidades de parcerias. Um exemplo foi o contato feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, que resultou na avaliação da efetividade de gestão das UCs desse Estado”, afirma.
A novidade para este ano será o lançamento de um blog para uma comunicação mais direta e frequente com os usuários, com notícias a respeito de unidades de conservação em geral. Está prevista também uma publicação com foco nos dados sobre biodiversidade disponíveis no site.
* Publicado originalmente no site WWF-Brasil.
(WWF-Brasil) 

Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/a-internet-a-servico-das-unidades-de-conservacao-ucs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário