quinta-feira, 11 de abril de 2013

Florestas contribuem anualmente com 468 bilhões de dólares para economia global, diz FAO




por Redação do EcoD
n56 Florestas contribuem anualmente com 468 bilhões de dólares para economia global, diz FAO
As florestas empregam atualmente 60 milhões de pessoas no setor formal. Foto: Domingos Moreira
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os produtos florestais contribuem com cerca de 468 bilhões de dólares por ano para a economia global. O registro foi apresentado durante a abertura da décima sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF10), no dia 8 de abril.
A ONU aponta que as florestas empregam atualmente 60 milhões de pessoas no setor formal e reduzem a vulnerabilidade das famílias, aumentando sua capacidade de subsistência e de resistir a eventos climáticos.
O presidente do fórum, Mario Ruales Carranza, do Equador, disse que a comunidade global tem reconhecido amplamente as funções sociais, culturais e ambientais das florestas, mas que o valor desses ecossistemas para a economia ainda não é reconhecido como deveria.
“O que é menos reconhecido, mas igualmente importante, é que as exportações do setor madeireiro foram avaliadas em 246 bilhões de dólares em 2011. Este é apenas um vislumbre do verdadeiro valor das florestas em termos das grandes contribuições financeiras e não financeiras desses ecossistemas para as economias locais, nacionais e globais”, destacou Carranza aos representantes no fórum.
Também em sua abertura, o fórum pediu pela ação em todos os níveis para promoção da saúde das florestas, que cobrem quase um terço do mundo e fornecem uma variedade incalculável de benefícios sociais, econômicos e ambientais.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD) 

Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/florestas-contribuem-anualmente-com-468-bilhoes-de-dolares-para-economia-global-diz-fao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário