sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conheça a rã-de-olho-vermelho, uma bela espécie ameaçada de extinção


A rã-de-olho-vermelho é um pequeno anfíbio catalogado na Lista Vermelha como uma das espécies animais ameaçadas de extinção. Suas belas cores fazem com que ela se assemelhe a uma pintura viva, normalmente encontrada América central.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), ainda existe uma grande população deAgalychnis callidryas, por isso o animal está classificado com em risco leve de extinção. No entanto, a perda do habitat e a destruição das florestas tendem a dizimar a espécie. Outro problema é que esta é uma presa fácil para o tráfico de animais.
Mesmo que popularmente ele seja conhecido como rã-de-olho-vermelho, este anfíbio é cientificamente considerado uma perereca, devido aos seus hábitos e características morfológicas. Segundo a IUCN, eles são bastante encontrados no México, Honduras, Caribe e Panamá.
Agalychnis callidryas costuma viver em áreas de planície tropical e florestas montanhosas, onde existe a cobertura contínua de árvores. Além disso, a presença constante de lagoas temporárias ou permanentes é essencial para a sua reprodução. Para que esta perereca sobreviva o caminho é simples: basta haver uma árvore perto de uma lagoa. Com informações da IUCN.
Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/conheca-a-ra-de-olho-vermelho-uma-bela-especie-ameacada-de-extincao

Nenhum comentário:

Postar um comentário