terça-feira, 4 de junho de 2013

Cachalote de 14m encalha em São Francisco do Sul


Animal da espécie cachalote pesa entre 20 e 25 toneladas. 
Para bióloga, aparecimento do mamífero na costa é considerado raro. 

Géssica ValentiniDo G1 SC
Baleia encalhou e morreu em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. (Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS)Baleia encalhou e morreu em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. (Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS)
Uma baleia encalhou e morreu na Praia Grande, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O animal foi encontrado por um casal que passeava na praia, na manhã desta segunda-feira (3). De acordo com a bióloga Marta Kremer, o animal é uma fêmea adulta da espécie cachalote, mede cerca de 14 metros e pesa entre 20 e 25 toneladas.
De acordo com a bióloga, que é coordenadora do Projeto Toninhas, da Universidade da Região de Joinville (Univille), é raro o aparecimento desta espécie em áreas próximas da costa. "Ela costuma viver em águas profundas, a mil metros de profundidade. Isso significa cerca de 200 km da costa de Santa Catarina, por exemplo. Então, viva ou morta, é muito raro ela aparecer", explicou ela.
Na tarde desta segunda-feira (3), biólogos da Univille, com a ajuda de máquinas da Prefeitura da cidade, retiraram o animal da água. O objetivo é remover a baleia inteira e levá-la de caminhão até o campus da Universidade, para fazer uma necropsia. "Não há nenhuma característica aparente que possa explicar a morte. Por isso, vamos analisar aspectos como alimentação, reprodução, contaminação e outras características, para entender o que aconteceu", afirma Marta. Caso não seja possível transportá-la, a coleta de amostras será feita na praia.
Ainda conforme a bióloga, após a necropsia, os ossos serão retirados e depositados em uma coleção da Univille. O restante do corpo será enterrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário