quinta-feira, 4 de julho de 2013

Baleia Franca: primeiro registro nítido das mais ilustres visitantes do litoral Sul


Nas fotografias é possível ver as nadadeiras peitorais e o borrifo quente dos pulmões do mamífero, que, em contato com a temperatura exterior, torna-se vapor d’água
Texto: A- | A+
04 de Julho de 2013 09h32
Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Na última semana houve o primeiro registro fotográfico (nítido) de uma das mais ilustres visitantes do litoral Sul catarinense, as Baleias Francas. As fotografias foram capturadas no município de Laguna. Nas fotos postadas por Júlio Cesar Vicente e compartilhadas pelo Projeto Baleia Franca no Facebook, é possível ver as nadadeiras peitorais e o borrifo quente dos pulmões do mamífero que em contato com a temperatura exterior torna-se vapor d’água.

Conforme a coordenadora do projeto Baleia Franca, Karina Kochem entrevista ao Portal Engeplus, no último mês, é no início de julho que as visitantes começam a aparecer no litoral. “A partir de agora estamos em plantão à espera das baleias, sendo que em setembro é o pico, período em que o maior número de baleias se concentram no litoral”, comenta.

No ano passado, no mês de setembro, foram vistos, em média, 107 animais. “Mas levando em consideração que temos flutuações, em 2011, por exemplo, foram vistos no litoral 174 baleias”, completa. Karina. A contagem é realizada através de um sobrevoo no litoral, que acontece no fim do mês de julho, em setembro e no início do mês de novembro, período em que a temperada das baleias francas se encerra. Ao todo, são cinco meses.
Clicou uma foto? Envie para jornalismo@engeplus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário