quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Baleia-franca é avistada com rede de pesca emaranhada no Sul da Ilha de Florianópolis

Foram avistados três animais, porém, apenas uma estava com a rede.
Segundo bióloga, por se tratar de região pesqueira, redes ficam espalhadas.


Baleia Franca foi avistada na Praia do Morro das Pedras (Foto: Alcides Dutra/Divulgação)Baleia Franca foi avistada na Praia do Morro das Pedras (Foto: Alcides Dutra/Instituto Larus)
Uma baleia-franca foi avistada na praia do Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, com um emaranhado de rede de pesca preso junto ao corpo na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com o presidente do Instituto Larus, Alcides Dutra, três baleias foram vistas, mas apenas uma delas estava com a rede presa.
"Não foi possível ver se atrapalha a abertura da boca, mas, se isso acontecer, ela vai ter problemas quando voltar para as áreas de alimentação. A observação está sendo feita de longe, a cerca de 150m de distância, para não estressar o animal", disse Alcides.
Segundo a bióloga marinha Gabriela Godinho, do Instituto Baleia Franca, a temporada de aparecimento das baleias francas é de julho a novembro. "É uma região pesqueira, não temos como proibir a colocação de redes. Em todos os casos que acompanhamos, as redes ficam presas nas calosidades da cabeça da baleia, mas, sempre se soltam ou arrebentam com o tempo. O comportamento é monitorado para ver se tem alguma alteração. Caso haja alguma mudança faríamos uma intervenção para a retirada, mas em nenhum caso isso foi necessário" explica a bióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário