segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Baleia Franca e filhote são vistos nadando na Praia do Pecado em Macaé, RJ


Jornalista: Ana Clara Menezes - estagiária*

Uma baleia e seu filhote da espécie Franca foram vistos nadando na Praia do Pecado, nesta segunda-feira (2). Os animais foram percebidos pela Guarda Ambiental Municipal desde a última quinta-feira (29) e chamam atenção da população pelo seu tamanho e movimentos a cerca de 350 metros da praia.
 
Foto: Ana Chaffin
Baleia e filhote são da espécie Franca e retornam para a região da Patagônia, segundo estudo técnico

Os animais foram vistos na semana passada na Praia de Itapebussus, em Rio das Ostras. A baleia, que possui em torno de 15 metros de comprimentos, e seu filhote, que possui cerca de quatro meses de idade, estão retornando para o seu habitat. Equipe da Defesa Civil visitou o local.

Segundo a bióloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, Bruna Pagliani, a espécie Franca é originária da região do Atlântico Sul (Patagônia), e vive cerca de 60 a 70 anos de idade. Vinda de Abrolhos, na Bahia, seu local de reprodução, costuma passar pela costa em época de inverno, devido às águas mais quentes dessa região, para cuidar de seus filhotes.

Os animais irão nadar cerca de 3,5 mil quilômetros de volta à Patagônia. A bióloga também ressaltou sobre a lei dos cem metros de distância que respalda a segurança e o lazer dos animais.

A equipe da Guarda Ambiental continuará no trabalho de monitoramento da orla, acompanhando o comportamento dos animais.

* Com supervisão da equipe Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário