terça-feira, 1 de outubro de 2013

Durou pouco - Maior ciclovia de SP será interditada por dois anos




A ciclovia do Rio Pinheiros ficará interditada nos próximos dois anos para a execução das obras da Linha 17 – Ouro (Monotrilho), a partir da próxima segunda-feira (7). Os usuários não poderão mais pedalar pelo trecho que liga as estações Granja Julieta e Vila Olímpia – assim, quem optar por fazer o trajeto de bike, será obrigado a utilizar a Marginal Pinheiros, colocando sua segurança em risco.
O metrô anunciou apenas no último dia 27 que a via exclusiva para ciclistas será interrompida, por meio de um comunicado oficial na internet. De acordo com a companhia, a circulação será interrompida por quatro quilômetros e dois trechos da ciclovia continuarão abertos normalmente – tanto da Miguel Yunes à Granja Julieta (com acessos pelas estações Jurubatuba e Santo Amaro), como da Vila Olímpia ao Jaguaré, com acessos na estação Vila Olímpia e na ponte da Cidade Universitária.
Além de serem prejudicados com o longo tempo de interdição e com o anúncio iminente das obras, os usuários da ciclovia também enfrentarão problemas nos acessos, uma vez que, na estação Granja Julieta, um dos extremos interrompidos, não há possibilidade nem para a saída e nem para a entrada de ciclistas. Assim, a situação obriga os usuários a percorrerem a mesma distância de duas estações da CPTM, chegando à estação Santo Amaro, situada a 3,8 km do ponto interrompido. Soma-se, então, este trajeto aos quatro quilômetros anunciados pela companhia responsável pela interdição.
A interdição não só vai fazer com que a ciclovia do Rio Pinheiros perca seu potencial de mobilidade, como também vai enfraquecer a atividade esportiva e o lazer na zona sul, principalmente porque o trecho interrompido vai impedir a ligação dos usuários da Ciclofaixa de Lazer do trecho Guarapiranga.
Aberta aos domingos, a faixa da Guarapiranga tem como única ligação ao restante da cidade a ciclovia do Rio Pinheiros, capaz de permitir que os ciclistas pedalem com segurança até outras regiões da cidade e pontos estratégicos, como o Parque do Povo, o Ibirapuera, o Villa-Lobos e o das Bicicletas. Em agosto, um muro foi erguido sem prévio aviso na ciclovia da Radial Leste, interrompendo a circulação dos usuários.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/maior-ciclovia-de-sp-sera-interditada-por-dois-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário