terça-feira, 15 de outubro de 2013

Operação neste sábado retira baleia do mar em Arraial do Cabo, no RJ


Animal estava encalhado desde a quarta-feira (9) na Praia do Pontal.
Baleia ficou presa em costão rochoso, dificultando a remoção.

Do G1 Região dos Lagos
Baleia é retirada de praia de Arraial do Cabo (Foto: Willian Corrêa / Inter TV)Baleia é retirada de praia de Arraial do Cabo (Foto: Willian Corrêa / Inter TV)
Neste sábado (12), uma grande operação para retirar a baleia morta e encalhada há quatro dias aconteceu na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O objetivo era rebocar o corpo do animal até a areia, onde ele está sendo enterrado. Enquanto a operação não termina, permanece a orientação para evitar o local onde o corpo se encontra.
O macho da espécie jubarte tem dez metros de comprimento e pesa cerca de 30 toneladas. O animal foi encontrado na última quarta-feira (9) na Prainha, mas para que não se aproximasse da área onde havia muitos banhistas, a Guarda Marítima da cidade o levou para alto mar. No entanto, a correnteza acabou levando a baleia de volta para a costa, desta vez na Praia do Pontal.
A preocupação dos biólogos era que a baleia em decomposição libera um óleo que pode colocar em risco a saúde dos banhistas e dos pescadores. A dificuldade em rebocar a baleia até a areia era grande porque ela estava encalhada em um costão rochoso. Os responsáveis pela operação aguardaram o aumento da maré, na tentativa que a baleia se desprendesse naturalmente das rochas, facilitando a remoção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário