terça-feira, 18 de março de 2014

Workshop reúne países da América, África e Caribe em defesa das baleias

Evento será realizado em março em Praia do Forte.
Convenção tem como objetivo propor a criação de santuário.



Baleias procuram por alimentos na orla do Rio, diz especialista (Foto: José Laílson / Divulgação)Baleias procuram por alimentos na orla do Rio,
diz especialista (Foto: José Laílson / Divulgação)
A localidade de Praia do Forte, a 60 km deSalvador, vai receber o "Workshop Internacional sobre o Santuário de Baleias do Atlântico Sul" (International Workshop on the South Atlantic Whale Sanctuary), entre os dias 19 e 21 de março.
O evento tem como objetivo apresentar aos integrantes da Comissão Internacional da Baleia (CIB) e representantes de governo uma proposta de criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul, área de extinção da maioria das populações de baleias.
Participam do evento representantes de 12 países africanos e caribenhos, além dos parceiros latinos do grupo de Buenos Aires e tradicionais aliados na conservação de espécies de baleias como Austrália, Reino Unido e México.
Em 2012, na 64ª Reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), a votação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, proposta por Brasil, Argentina e Uruguai, obteve 65% dos votos, mas não pode ser validada, porque, pelas regras da comissão, são necessários 75% de votos favoráveis para aprovação.

Dentre os objetivos da criação do santuário, estão a promoção da conservação das grandes espécies de baleias; desenvolver o uso econômico sustentável e não-letal de baleias para o benefício das comunidades costeiras, além do desenvolvimento de pesquisas para o monitoramento da recuperação de espécies quase extintas.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/03/workshop-reune-paises-da-america-africa-e-caribe-em-defesa-das-baleias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário