sábado, 3 de maio de 2014

Japoneses continuarão caçando baleias mesmo após proibição da Corte de Haia


por Jéssica Lipinski, do CarbonoBrasil
balleirojapao 300x210 Japoneses continuarão caçando baleias mesmo após proibição da Corte de Haia
Foto: Wikimedia Commons
O Japão decidiu na última semana manter a sua tradição de caçar baleias, desrespeitando assim umadeterminação do Tribunal Internacional de Justiça (ICJ), em Haia, nos Países Baixos, que em março considerou a atividade ilegal.
Para continuar caçando, os japoneses reformularam seu programa baleeiro para se aproveitar das ‘brechas’ na decisão do ICJ. O objetivo do Japão é justificar a caça dos mamíferos como sendo uma prática científica. Quatro navios já partiram da cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, iniciando uma nova temporada de matança.
A caça japonesa às baleias é intensamente criticada pela comunidade internacional desde 1986, quando a Comissão Baleeira Internacional (IWC) implementou uma proibição global à compra de carne de baleia. Os japoneses, contudo, alegam que a caça tem propósitos científicos, apesar de poucas descobertas na área terem sido publicadas, e declararam que pretendem manter a caça para estes fins.
“Nosso país seguirá firmemente sua política básica de conduzir a caça às baleias para pesquisa, com base na legislação internacional e fundamentação científica, para coletar dados científicos necessários para a regulamentação dos recursos baleeiros, e visando ao recomeço da atividade baleeira comercial”, disse Hayashi Yoshimasa, ministro japonês da Agricultura, Florestas e Pesca.
Como não esperavam pela ação, muitos ambientalistas, que costumam protestar quando os barcos pesqueiros saem, não estavam lá, mas criticaram posteriormente a ação japonesa, afirmando que é um enorme retrocesso.
“Há um bom tempo é evidente que a ‘ciência’ tem sido abusada em grande escala para justificar a continuidade da caça comercial de baleias protegidas, apesar de o mercado ser cada vez menor para a carne de baleia no Japão”, comentou Clare Perry, da Agência de Investigação Ambiental.
De fato, o consumo de carne de baleia no Japão tem caído muito nos últimos anos, e uma recente pesquisa apontou que apenas 14% dos japoneses realmente comem esse tipo de carne, não fazendo parte regular da dieta da população.
Contudo, muitas das comunidades que dependem dessa indústria alegam que, se a caça for proibida, isso custará ao país milhares de empregos e ameaçará a subsistência de muitos japoneses.
“As pessoas de fora estão dizendo muitas coisas, mas queremos que elas entendam nossa perspectiva o tanto quanto possível. Para mim, a caça às baleias é mais atrativa do que qualquer outro emprego”, comentou Koji Kato, pescador de Ishinomaki.
* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.
(CarbonoBrasil) 
Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/japoneses-continuarao-cacando-baleias-mesmo-apos-proibicao-da-corte-de-haia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário