quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pico do Paraná - Denúncia

Confira os flagrantes e denúncias contra as pichações no Pico do Paraná e, defendendo o campismo, ajude a pressionar as autoridades.







Vandalismo no Pico Paraná | Fonte: Foto: Fabio Sieg - Retirado:http://altamontanha.com
Vandalismo no Pico ParanáVandalismo no Pico Paraná
Um local muito interessante que dispões diversas áreas de camping no Estado é a Fazenda Pico do Paraná. Localizada na montanha mais alta do Sul do Brasil é paragem para campistas e montanhistas que curtem a natureza em sua forma mais pura.

Neste ano o local palco para várias ações de vandalismo por parte de frequentadores que inclusive passam pelo processo de cadastramento na entrada. De acordo com a redação do siteAlta Montanha, o verdadeiro crime ambiental foi flagrado em pichações nas pedras do cume e na casa de pedra. As fotos que ilustram este artigo também foram retiradas do site Alta Montanha. * Os rostos foram esmaecidos para assegurar nossa responsabilidade perante a sociedade, mas estão sem este tratamento no site citado.)

O leitor Fabio Sieg pessoalmente flagrou os vândalos em ação pichando os locais e fazendo fogueiras com vegetação nativa, que dentro do Parque Estadual é crime. As fotos que provam os delitos juntamente com a identificação dos autores na ficha cadastral do parque renderam uma denúncia ao Instituto Ambiental do Paraná e ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado. Segundo a redação do site Alta Montanha, até o momento da publicação o denunciante não havia recebido qualquer retorno que, revoltado, escreveu um depoimento reproduzido abaixo.
Costumo subir o Pico Paraná e as outras montanhas da região todos os fins de semana.
Em Janeiro presenciei pichações no cume do Pico Paraná. Descobrimos os autores após identificar seus registros e encaminhamos com boa fé as denúncias ao IAP, Promotoria de Justiça e Delegacia de Proteção, contudo nada surtiu efeito de forma que mostrasse punição adequada. Ok, estamos falando de autores confessos, sem a menor sombra de dúvida da autoria do crime ambiental, mas não havia como lavrar um fragrante passada tal data.
Ocorre que sábado agora, ao subir novamente no P.P. lamentei uma tragédia, exponencialmente as pichações se multiplicaram, e os autores fazem questão de colocar até o endereço de residência.
Na volta o que era triste tornou-se revoltante, notei fogueiras e fui comunicar os "meliantes" dos riscos daquele ato, fui ignorado e um rapaz de bom grado monstrou-me a proeza anterior dos tais. Haviam pichado a casa de pedra e atacariam o Cume no dia Posterior. Com fotos do ato e tudo.
Desci a montanha de madrugada para comunicar a força verde, o atendente não sabia sequer onde ficava o Pico Paraná, e disse que por falta de efetivo não poderia fazer nada.
Estou repassando para qualquer meio que possa gerar uma reportagem e pressionar o IAP e a Delegacia de Proteção Ambiental a tomar providências.
É o momento da comunidade se reunir em prol da preservação da região. Dando-nos coragem para agir contra o vandalismo.
 
Diante dos fatos acima e de nossa paixão pela natureza e pelo CAMPISMO, o Portal MaCamp recruta todos os demais campistas de alma a pressionarem as autoridades para que sejam tomadas as devidas providências e que os culpados sejam punidos. Talvez seja a única forma de coibir esta prática vexaminosa por parte das pessoas que simplesmente não se importam com tais consequências.


Marcos Pivari - MaCamp

CONTATOS:
IAP (Instituo Ambiental do Paraná):
Link para contato
Facebook
Polícia Militar do Paraná (link)
Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças - 80230-110 - Curitiba - PR
41 3304-4600 
Link para contato


FORÇA VERDE

Disque 0800 643 0304.
As ligações são gratuitas

Fonte: http://portal.macamp.com.br/noticia.php?varId=1050

Nenhum comentário:

Postar um comentário