quarta-feira, 18 de junho de 2014

Parque Nacional de Anavilhanas - O maior arquipélago fluvial do mundo no meio da Amazônia

Manaus é um dos grandes portais de entrada para quem quer conhecer a Amazônia. Para aqueles que visitam a cidade vindos de fora do país ou de outras regiões, o Parque Nacional de Anavilhanas é uma excelente opção de destino, não muito distante da cidade.

Com 350 mil hectares, a unidade de conservação abrange os municípios de Novo Airão e Manaus e uma grande área fluvial, com mais de 400 ilhas no rio Negro, que representa 60% do seu território.
O Parque foi criado em 2008, mas desde 1981 o local já era protegido como Estação Ecológica. Entre seus objetivos estão a proteção desse arquipélago fluvial, que é o maior do mundo, suas florestas e biodiversidade, além de promover a pesquisa cientifica, atividades de educação ambiental e turismo sustentável.
O encontro com os botos é uma das maiores atrações de Anavilhanas. Foto: ICMBio/ Rafael Pinto
A interação com botos-vermelhos (mais conhecidos como botos-cor-de-rosa) é um dos principais atrativos da UC, mas há muitas outras coisas para ver por lá. Os visitantes se encantam com a beleza das praias de rio, com as trilhas aquáticas de igapó (na época da cheia, de março a agosto),a vista aérea das ilhas, a observação da flora e da fauna e os passeios de barco pelo arquipélago. Conhecer um pouco da cultura e meios de vida das comunidades tradicionais ribeirinhas também é uma vivência enriquecedora.
Para chegar até o parque, é possível escolher entre carro (taxi), ônibus, lancha ou barco regional. A última opção, apesar de ser uma experiência mais típica, é a mais longa: são cerca de nove horas, contra as três horas gastas pela lancha. O ônibus leva cinco horas e o carro duas horas e meia.
De qualquer forma, chegar lá recompensa qualquer desafio no trajeto. Afinal, não é à toa que a peculiaridade do local, sua importância ambiental e atoda sua beleza fizeram do parque nacional Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera (Unesco).  
O Parque Nacional de Anavilhanas possui mais de 400 ilhas no rio Negro. Foto: Divulgação /ICMBio

Fonte: http://observatorio.wwf.org.br/blog/2014/06/16/parque-nacional-de-anavilhanas-o-maior-arquipelago-fluvial-do-mundo-no-meio-da-amazonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário