segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Baleia é libertada após mais de 24h encalhada em Laguna, Sul de SC


Equipe Polícia Ambiental e outras entidades participaram do resgate. 
Filhote não encalhou, mas ficou perto da mãe durante o trabalho.

Do G1 SC
A baleia franca que estava encalhada em Laguna, no Sul de Santa Catarina, foi libertada por volta das 17h deste sábado (9). De acordo com a Polícia Ambiental, o mamífero de cerca de 40 toneladas encalhou na tarde de sexta (8) na Lagoa de Santo Antônio e desde então uma equipe formada por diversos órgãos trabalhou no resgate. e um vídeo feito pela equipe da RBS TV mostra a atuação da equipe (veja ao lado).
Baleia foi resgatada na tarde deste sábado (Foto: Gabriel Felipe/RBS TV)Baleia foi resgatada na tarde deste sábado (Foto: Gabriel Felipe/RBS TV)
Ela estava acompanhada de um filhote, que não encalhou, mas ficou próximo da mãe durante o resgate, segundo a Polícia Ambiental. Equipes dos bombeiros, Marinha, Polícia Ambiental e do projeto Baleia Franca trabalharam no resgate. Após ser libertada, a baleia foi rebocada para retornar ao mar. 
O animal entrou pelo Canal da Barra em direção a Lagoa de Santo Antônio no início da tarde. Por volta das 15h desta sexta, a Polícia Ambiental foi acionada para acompanhar a baleia e o filhote. O mamífero foi até a entrada do Rio Tubarão e encalhou duas vezes antes de trancar em um banco de areia e não conseguir mais sair.
Segundo a 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, a baleia parou próximo à ponte estaiada de Laguna e ficou com parte do corpo fora da água. Nas duas primeiras vezes que encalhou, o animal conseguiu se soltar sozinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário