quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Tucano recebe implante de bico após ser atropelado em Campo Grande

Um tucano perdeu parte do bico depois de ser atropelado e recebeu uma prótese em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. De acordo com o médico veterinário cirurgião André Igor Teixeira, o animal foi encontrado caído em uma avenida da cidade e um motorista o levou para o hospital veterinário da Universidade Católica Dom Bosco. A cirurgia foi a primeira deste tipo realizada no Estado.
"O senhor estava a caminho de um velório e viu que o animal estava sangrando bastante e que não conseguia voar", diz Teixeira.
Ao chegar ao hospital, o animal passou por um atendimento de emergência. Ele recebeu medicamentos para as dores, foi limpo e fizeram curativos nos locais em que estava machucado.
Além do bico quebrado, o tucano passou por exames que identificaram uma fratura na asa direita. No dia seguinte, o animal passou pela cirurgia para colocar um pino na asa que estava quebrada e receber o implante de bico.
Segundo Teixeira, o implante foi feito a partir do bico de uma outra ave da espécie que foi empalhada há oito anos. "O bico do 'Tuca' [apelido dado ao animal] tinha 14 centímetros e ele perdeu 11 no acidente, foi bastante. Medimos direito e fizemos um tratamento específico para adaptar o bico da ave empalhada. Para fixar, usamos uma cola especial e para fortalecer, uma resina odontológica", diz.
Teixeira conta que o animal está se recuperando no viveiro da universidade e sua alimentação é à base de pasta de frutas, como maçã, mamão e banana. "Ele também toma água de coco de duas em duas horas para ajudar na reidratação", conta.
O médico veterinário cirurgião afirma que de início o implante irá dificultar um pouco a vida do animal, no entanto, a prótese deve ser removida dentre seis a oito anos. "O bico do animal vai voltar a crescer, não totalmente ou como era antes, mas o suficiente para que ele possa se alimentar e beber líquidos normalmente", explica.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/08/07/tucano-recebe-implante-de-bico-apos-ser-atropelado-em-campo-grande.htm#fotoNav=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário