quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Baleias da espécie Bryde voltam a aparecer na orla do Rio


Mamíferos buscam cardumes na orla carioca, segundo pesquisadores.
Animais podem atingir cerca de 15 metros e pesar até 25 toneladas.

Do G1 Rio
  •  
Filhote de baleia nascido no início de 2014, na costa do Rio (Foto: José Laílson/ Divulgação)Filhote de baleia nascido no início de 2014, na costa do Rio (Foto: José Laílson/ Divulgação)
Pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) observaram a chegada das primeiras baleias da espécie Bryde no litoral do Rio. De acordo com os especialistas, elas procuram as águas do Rio na primavera e verão para se alimentarem de cardumes, chegando muito próximo as praias.
Animais buscam costa carioca para se alimentar no verão (Foto: José Laílson/ Divulgação)Animais buscam costa carioca para se alimentar
no verão (Foto: José Laílson/ Divulgação)
O pico de observação das baleias de Bryde será no verão, nos meses de dezembro e janeiro. Os pesquisadores alertam aos pescadores que durante a busca de cardumes as baleias podem se aproximar muito da orla. Para que as embarcações evitem colisões, eles pedem para os navegantes da região redobrarem a atenção.Esses animais podem atingir cerca de 15 metros e pesar até 25 toneladas quando adultos. Duas das baleias observadas já são conhecidas dos pesquisadores. De acordo com José Laílson, trata-se de uma mãe e seu filhote. O pequeno mamífero é um carioca, nascido no início de 2014 nas águas da orla.

O aparecimento desse tipo de mamífero coincide com o fim da temporada de baleias jubarte, que estavam pela costa do Rio e agora rumam em direção as águas sub-polares e polares.
Baleias da espécie Bryde foram vistas na orla carioca (Foto: José Laílson/ Divulgação)
Baleias da espécie Bryde foram vistas na orla carioca (Foto: José Laílson/ Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/11/baleias-da-especie-bryde-voltam-aparecer-na-orla-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário