quarta-feira, 17 de junho de 2015

Baleia fica presa à redes de pesca próprias para tainha no Litoral Norte


Fato foi registrado na Praia do Mariscal, em Penha, nesta segunda (15).
Animal, solto por pescadores, se enroscou novamente e soltou-se sozinho.


Uma baleia de aproximadamente sete metros de comprimento ficou presa a uma rede de pesca em uma praia de Penha, no Litoral Norte catarinense, na segunda-feira (15). O animal foi solto por pescadores, mas voltou a se enroscar nos fios. Conforme o Corpo de Bombeiros, na segunda vez, o cetáceo conseguiu escapar sozinho.
Pescadores conseguiram retirar a baleia que estava enrolada às redes (Foto: Reprodução/RBS TV)Baleia se enrolou duas vezes nas redes de pesca
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Os bombeiros de Piçarras e Barra Velha foram acionados por volta das 12h30 mas, ao chegarem no local, pescadores já haviam conseguido soltar o animal que, segundo a coorporação, aparentava ter de quatro a cinco meses de idade.
Ainda na segunda-feira, às 21h, os agentes foram acionados para soltar o animal que novamente estava preso. Porém, segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Penha, Jhonny Coelho, por ser noite e estar escuro, os socorristas resolveram adiar a retirada do animal.
Às 6h desta terça-feira (16), os bombeiros voltaram ao local, mas a baleia já não estava mais lá. "Ela deve ter se soltado sozinha. Costumam ir a locais como esse porque tem peixes muito miúdos, e vão pra se alimentar", explica Coelho.
Pescadores conseguiram retirar animal que estava enrolado (Foto: Reprodução/RBS TV)Pescadores conseguiram retirar animal que estava
enrolado (Foto: Reprodução/RBS TV)
Orientação
As redes chamadas de "feiticeiras" são utilizadas exclusivamente para a pesca de tainhas. Segundo o comandante, elas acabam capturando outros animais indevidamente, como pinguins. 
"Essa prática é ilegal e nem sequer é usada por pescadores. Como é dificil combater essas redes, o que pedimos é que as pessoas olhem a rede no mínimo três vezes ao dia, pra que não aconteça de ela capturar e prejudicar outros animais", orienta o comandante.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/06/baleia-fica-presa-redes-de-pesca-proprias-para-tainha-no-litoral-norte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário