sexta-feira, 12 de junho de 2015

Biólogos fazem registro histórico de raias gigantes no litoral de SP


Desde o último fim de semana, quatro raias com 5 metros foram vistas. Animais foram encontrados entre Mongaguá e Itanhaém.

Expedição na costa do litoral sul garantiu registro histórico (Foto: Leo Francini / Mantas do Brasil)Expedição na costa do litoral sul garantiu registro histórico (Foto: Leo Francini / Mantas do Brasil)
Quatro raias mantas gigantes com quase cinco metros de envergadura foram vistas, pela primeira vez, no Parcel Dom Pedro II, área da costa brasileira que fica entre as cidades de Mongaguá eItanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo os pesquisadores do projeto Mantas do Brasil, estes foram os primeiros registros históricos da espécie Manta birostris no local. A região é conhecida pela caça submarina.
As aparições de fêmeas da espécie foram registradas desde o último fim de semana. Já na terça-feira (9), o grupo formado por mergulhadores e biólogos identificou um macho, encontrado a cerca de 25 km da costa.
Além das fotos dos animais, os oceanógrafos também conseguiram se aproximar e coletar o muco que fica envolto na raia. A substância contém o material genético da espécie e será levada ao laboratório para análise.
Segundo o biólogo do projeto, Eric Comin, a imagem registrada em que aparece as nadadeiras da manta acima da linha da água é inédita no litoral paulista e já foi catalogada. O local reúne uma grande diversidade de vida marinha mesmo tendo uma formação rochosa submersa, que oferece risco à navegação. Segundo os pesquisadores, por não se tratar de uma área preservada, está sujeita à pesca e à caça submarina.
Projeto tem apoio da Petrobras e Codesp (Foto: Divulgação / Mantas do Brasil)
Projeto tem apoio da Petrobras e Codesp (Foto: Divulgação / Mantas do Brasil)
Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/06/biologos-fazem-registro-historico-de-raias-gigantes-no-litoral-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário