segunda-feira, 22 de junho de 2015

Turismo de observação de baleias busca registro de Indicação Geográfica


Projeto de fortalecimento da atividade, coordenado pelo Sebrae Sul, já tem apoio de municípios litorâneos e Governo do Estado
21
JUN
2015
11h28
Mariana Noronha
Jornalista | Portal Engeplus



DIVULGAÇÃO


Um trabalho de pesquisa iniciado, em 2012, pela Coordenação Sul do Sebrae/SC resultou no projeto Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense. Os três anos de estudo revelaram que há espaço para melhorar a gestão desse segmento entre os pequenos negócios, além da possibilidade de obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG), como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo, para a Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca.
A expectativa é beneficiar, nos próximos três anos, 300 empreendedores que atuam na APA da Baleia Franca, que compreende os municípios entre Paulo Lopes, na região de Florianópolis, e Balneário Rincão, no Sul catarinense. Na primeira etapa, 30 pequenas empresas dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna vão receber capacitação sobre gestão financeira, recursos humanos, planejamento em marketing, entre outros temas. O objetivo é garantir a ampliação da receita em 20%. Já a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos turistas deverá alcançar o índice de 80%.
Os pequenos empresários também terão a chance de conhecer exemplos internacionais de sucesso no negócio de avistamento de baleias. Já estão programadas viagens para a Península Valdéz, na Argentina, e a Hermanus, na África do Sul. Os dois destinos recebem, em média, mais de 200 mil visitantes por temporada. “Atualmente, nossa região recebe pouco mais de quatro mil visitantes por temporada. Existe um enorme espaço para o crescimento”, comemora o Secretário de Turismo de Imbituba, município sede da APA da Baleia Franca, Paulo Sefton.
A partir do mês de julho, serão intensificadas as reuniões de apresentação do projeto nas prefeituras e para os pequenos empresários dos três municípios. Em setembro, está previsto um grande evento de lançamento durante a Semana da Baleia Franca, que acontecerá em Imbituba.
Apoio garantido - Representantes de Garopaba, Imbituba e Laguna, direção estadual e regional Sul do Sebrae estiveram esta semana, em Florianópolis, para apresentar o projeto ao Governo do Estado e solicitar apoio financeiro. O Sebrae Nacional já garantiu R$ 2,4 milhões, sendo que a contrapartida estadual será de R$ 445 mil. “É um valor muito pequeno para um projeto tão importante. Já assinei a autorização e a contrapartida será liberada”, garantiu o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.
Registro de Indicação Geográfica (IG) - Consolidar a APA da Baleia Franca como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo exige a obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG). Segundo o Sebrae Sul, a aplicação do projeto é o caminho e representará aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios. “No Brasil só existem dois locais onde se observam Baleias: em Abrolhos, na Bahia, e em Santa Catarina. No entanto, nosso estado e região possuem um grande diferencial. Só aqui é possível avistá-las da orla”, lembra o coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Emanuel Gelosa. Ainda de acordo com ele, o Sebrae Sul tem grande experiência nesse tipo projeto, já que foi o principal responsável pela primeira IG catarinense, o Vale da Uva Goethe, na região de Urussanga.
Para realizar o projeto, a Coordenação Sul do Sebrae/SC também vai buscar o apoio das ONGs Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela emissão das licenças para observação das baleias no mar, Projeto Baleia Franca (PBF) e Instituto Baleia Franca (IBF), que tratam especificamente do estudo e projetos educativos referentes ao mamífero.
Colaboração: Douglas Nazario / Comunicação Nazario & Bortot
Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2015/turismo-de-observacao-de-baleias-busca-registro-de-indicacao-geografica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário