sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cientistas observam duas espécies de golfinho que convivem juntas

Golfinhos pintado-do-atlântico e nariz-de-garrafa passam 15% do tempo juntos em grupo nas Bahamas

RIO - Os golfinhos são conhecidos pela sociabilidade, mesmo entre espécies diferentes, mas pesquisadores do Centro de Pesquisa de Mamíferos do Pacífico, em Washington, observaram um grupo nas Bahamas com nível de interação considerado "sem precedentes". Golfinhos nariz-de-garrafa e pintado-do-atlântico passam até 15% do tempo juntos e mantém uma comunidade estável.
- Essas interações parecem ter evoluído para permitir que as espécies compartilhem espaço e recursos - explicou Cindy Elliser, do Centro de Pesquisa de Mamíferos do Pacífico, à revista "New Scientist". - Eles brincam e caçam juntos. Até cuidam dos filhotes.
A maior parte dos encontros envolve comportamentos "amigáveis". Em ao menos duas ocasiões, fêmeas pintado-do-atlântico foram vistas cuidando de filhotes nariz-de-garrafa. Os pesquisadores também flagraram três fêmeas pintado-do-atlântico e duas nariz-de-garrafa, todas grávidas, nadando juntas.
Para Cindy, as razões para esse comportamento ainda são um mistério, mas está claro que não se restringe a alguns indivíduos com senso de identidade confuso:
- Eu acho que o comportamento amigável é uma parte importante da manutenção das relações.
Os machos também se unem e formam alianças entre as espécies para lutar contra inimigos em comum. Em um dos encontros, por exemplo, dois machos, sendo um de cada espécie, se juntaram para confrontar e perseguir um golfinho nariz-de-garrafa invasor.
Outras interações entre espécies de golfinho já foram observadas antes. Na Austrália, machos de diferentes grupos formam pequenas "gangues", com dois ou três animais de cada grupo nadando juntos, mas as alianças observadas nas Bahamas são consideradas únicas. Richard Connor, pesquisador da Universidade de Massachusetts, explica que alianças tão complexas, com ao menos três graus (família, grupo e entre as espécies) são vistas apenas em humanos.
Segundo o pesquisador, não é coincidência que humanos e golfinhos compartilhem essa sofisticada habilidade de cooperar, já que as duas espécies são as que possuem o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo.
Entretanto, nem todas as interações entre as duas espécies são amigáveis. Machos nariz-de-garrafa são cerca de duas vezes maiores e, por vezes, foram observados invadindo grupos de pintado-do-atlântico para cruzar com as fêmeas. O sexo entre as espécies pode ser uma forma de machos nariz-de-garrafa jovens aprenderem a competir com adultos da própria espécie, sugere Cindy.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/cientistas-observam-duas-esp%C3%A9cies-golfinho-convivem-juntas-133104277.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário