segunda-feira, 9 de maio de 2016

Espécie rara de tubarão encalha no mar de Angra dos Reis, RJ


Pescadores ajudaram animal a voltar para área mais profunda.
Tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, diz oceanógrafo do Ibama.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Um tubarão-baleia foi encontrado encalhado na manhã deste sábado (7), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O animal estava na Praia de Monsuaba e foi ajudado por pescadores a voltar a uma área mais profunda.
Tubarão-baleia encalha no mar de Angra dos Reis (Foto: Jaqueline da Silva Leão/Arquivo Pessoal)Tubarão-baleia encalha no mar de Angra dos Reis
(Foto: Jaqueline da Silva Leão/Arquivo Pessoal)
"Pegamos o barco e fomos empurrando, e ela parou na outra praia. O animal é grande, todo mundo ficou surpreso. Nunca tinha visto por aqui, nem nas pescarias", contou o pescador Sidney José Matos, que acompanhou toda a ação.
O tubarão-baleia vive em oceanos quentes e de clima tropical. Além de ser a maior das espécies de tubarão, é também o maior peixe já conhecido, podendo ter de 12 a 15 metros e pesar aproximadamente 15 toneladas.
"É o maior peixe que existe. É um peixe de águas oceânicas, e é muito estranho ele aparecer em águas tão rasas. A gente pede para que quem vê-lo, nos avise pra gente poder acompanhar. Ele é um peixe filtrador, sem dentes, que filtra e come plâncton. É um animal bastante peculiar e muito raro de se ver", disse Régis Lima Pinto, oceanógrafo e chefe da Estação Ecológica de Tamoios.
Ainda segundo o oceanógrafo, o animal é completamente inofensivo ao homem porque não tem dentes e se alimenta de plâncton, por filtração. "Não há risco nenhum, porque ele é filtrador, ele come plâncton, apesar desse tamanho todo. É um peixe, e tem esse nome porque se parece com uma baleia, por causa do tamanho. É muito grande, chega a 15 toneladas, tem de 12 a 15 metros. É um peixe incomum", explicou Régis.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/05/especie-rara-de-tubarao-encalha-no-mar-de-angra-dos-reis-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário